quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Faltam mesários para trabalhar nas eleições deste ano

A Justiça Eleitoral ainda enfrenta algumas dificuldades para convencer o eleitor a participar do pleito eleitoral sendo um mesário no dia da eleição. No Rio Grande do Norte são 2.246.691 eleitores aptos a votar no dia 3 de outubro, e, deste total, aproximadamente 30 mil deverá colaborar com a realização do pleito sendo um mesário.

“Até o momento, na 69º zona eleitoral que abrange toda a zona norte da cidade, por exemplo, precisamos de 400 pessoas disponíveis para ser mesário no dia da eleição. Diariamente são encaminhadas cartas pelos Correios para convocação de pessoas que possam trabalhar no dia do pleito, mas temos enfrentado muitos problemas com o retorno destas convocações por não encontrar a pessoa no domicilio, mudanças ou endereços errados”, explicou a chefe de cartório da 69ª zona eleitoral, Viviana Fernandes.

No balanço realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, nas eleições deste ano, a Justiça contará com 6.899 seções disponíveis para votação em todo o estado. Na mesa receptora de votos (MRV), estarão quatro mesários, e na mesa receptora de justificativa (MRJ) ficarão disponíveis duas pessoas. Para as chamadas MRVs, a Justiça do RN precisa de 27.596 pessoas, no caso das MRJs, estes dados variam de acordo com a decisão do Juiz em disponibilizar seções para justificativas.

Na 69ª zona eleitoral, por exemplo, são 329 seções disponíveis para votação, ou seja, a Justiça Eleitoral precisa de 1.316 mesários para as MRVs. Para as MRJs estarão disponíveis 11 mesas, ou seja, mais 22 mesários serão necessários.

Benefícios para o Mesário

Aqueles que resolverem trabalhar nas eleições como mesário, além de contribuir com a Justiça Eleitoral, no exercício da cidadania, também terão direito a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, inclusive treinamentos, sem prejuízo do salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral.

No dia da eleição, o mesário receberá um auxílio alimentação, e o exercício do trabalho realizado no pleito eleitoral será considerado como critério de desempate em concursos públicos para provimento de cargos efetivo no âmbito dos tribunais regionais eleitorais.

Como se inscrever

Para os voluntários interessados em colaborar com as eleições deste ano, a Justiça Eleitoral informa que basta comparecer a um cartório eleitoral, inclusive, nas Centrais do Cidadão e preencher um formulário. Os dados incluem endereço, nome, telefone e título de eleitor. Após o cadastro, o candidato deve aguardar a convocação.

Para agilizar o cadastro, os interessados também podem se inscrever pela internet no endereço www.tre-rn.gov.br, no canal eleitor, e em seguida clicando no link mesário.

Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário