sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dia dos Direitos Humanos, Criação da Associação dos Atingidos pelas obras da Copa em natal e Audiência Pública.

Por que questionar e lutar é preciso
Comitê Popular da Copa 2014- Natal apóia ações pelos direitos cidadãos atingidos pelas obras de 2014 no RN

O DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS, 10 de Dezembro, será comemorado neste Sábado, a partir das 9:00h, na Escola Municipal Profª. Francisca Ferreira, (Rua Industrial João Mota, 3804, Bom Pastor. Tel.: 3232 4861), tendo como mote a organização da população para resistir a imposição de projetos de Mobilidade Urbana feitos à sua revelia e dos seus órgãos de controle social e com um viés marcadamente elitista, já que ao invés de se preocuparem com obras de mobilidade que minimizassem os graves problemas de mobilidade da população natalense, as obras, como estão sendo anunciadas , tão somente, equacionarão , por um curto período e a custos elevadíssimos, a mobilidade de carros particulares em determinadas ruas e avenidas da cidade.
Para organizar a população atingida pelas obras da Copa 2014, para influenciar com sua legitima participação nas discussões dos destinos da nossa cidade, será criada em data tão emblemática, a Associação dos Atingidos pelas Obras da Copa (AAOC). Essa associação faz parte da organização da resistência à implantação dos projetos de mobilidade urbana da Prefeitura e do Governo do Estado, como estão sendo apresentados e impostos, e dá seqüência ao esforço desenvolvido pelo Comitê Popular da Copa 2014 na luta por uma Copa do Mundo sem violação de Direitos Humanos e sem remoção de moradias e para que a Copa seja organizada respeitando-se nossos marcos legais e com a mais absoluta TRANSPARÊNCIA E PUBLICIDADE em todos os atos que a envolvam, resgatando um modelo de desenvolvimento sustentável e participativo, assegurando o mais amplo diálogo entre a população e os poderes públicos diante dos elevados interesses coletivos.

Outra iniciativa do Comitê Popular da Copa 2014, foi representar à 12ª Promotoria de Justiça, para que seja realizada uma verdadeira Audiência Pública que irá discutir os projetos de mobilidade urbana e as desapropriações anunciadas que afetarão as populações dos bairros Nordeste, Quintas, Bom Pastor e Lagoa Nova
A Audiência Pública vai ser realizada na próxima segunda-feira (12/12), às 8h30, no Auditório do CTGás, no bairro de Lagoa Nova (Av. Cap. Mor Gouveia em frente a CEASA).

Nesta ocasião, os moradores e comerciantes dessas regiões, atingidos diretamente pelas obras, farão uma manifestação pública através de uma caminhada que começa em frente ao Terminal Rodoviário de Natal, no bairro Cidade da Esperança, em direção ao CTGás. Essa manifestação popular faz parte do Ato Nacional que vai acontecer na próxima segunda em todas as cidades sedes da Copa 2014.

Marcos Dionísio

Nenhum comentário:

Postar um comentário