quinta-feira, 1 de março de 2012

Desemprego juvenil será tema da 2ª Conferência Internacional da Juventude Sindicalista

Nos dias 29 e 30 de abril, jovens trabalhadores/as de várias partes do mundo se reunirão em Havana, Cuba, para a 2ª Conferência Internacional da Juventude Sindicalista. Além de discussões e debates sobre o desemprego juvenil, os/as participantes do evento ainda aproveitarão a ocasião para realizar uma manifestação no dia 1° de maio em referência ao Dia do Trabalhador.

Convocada pela Federação Mundial Sindical (FSM), a Conferência terá como tema: O desemprego nos jovens – a saída do problema. "O problema social do desemprego nos jovens no atual mundo capitalista afeta a todos os problemas a todos os níveis: a educação, a saúde, a fundação de uma família, a realização pessoal, a cultura, a delinquência, as drogas, a pobreza, a sobre-exploração. Ao mesmo tempo, diante da nova geração nos apresenta uma questão básica: Qual é a saída? Qual é a resposta? Qual é a solução? Como vai ser o amanhã e o presente para a juventude?”, indaga a convocatória.

Os/ as interessados/as em participar do evento devem se inscrever através de seus sindicatos. Serão permitidos apenas três jovens por organização. A Federação pede aos/às participantes que cheguem a Cuba no dia 28 ou no dia 29 de abril pela manhã e permaneçam no país até a noite do dia 1º de maio ou até o dia 2 a fim de que participem da "Grande Manifestação do Primeiro de Maio”.

A2ª Conferência Internacional da Juventude Sindicalista acontece quase dois anos e meio depois da realização da 1ª Conferência, ocorrida em novembro de 2009 em Lima, Peru.

Para mais informações sobre a Conferência Internacional da Juventude Sindicalista, escreva para:info@wftucentral.org ou youth@wftucentral.org

Juventude e Desemprego

Pesquisas e estudos revelam que são os/as jovens os/as mais afetados/as pela crise econômica mundial. Um dos principais problemas enfrentados por eles/as nesses momentos é o desemprego. EmTendências Mundiais do Emprego 2012, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca que, em nível mundial, os jovens têm três vezes mais possibilidade de ficar desempregado do que os adultos. De acordo com o estudo, em 2011, 74,8 milhões de jovens entre 15 e 24 anos estavam desempregados.

O desemprego juvenil também foi destaque no Relatório Mundial da Juventude "Emprego de Jovens: Perspectivas da Juventude na Busca de Trabalho Decente em Tempos de Mudança”, divulgado no início deste mês pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o estudo, a taxa de desemprego global entre os jovens atingiu o recorde histórico em 2009, com 75,8 milhões de jovens sem emprego.

De acordo com ONU, em períodos de crise, os jovens, geralmente, são os últimos a serem contratados e os primeiros a serem demitidos. Comparando as taxas de desemprego entre jovens e adultos, o relatório aponta que o índice de desemprego juvenil é muito mais alto do que o adulto. Enquanto a taxa de desemprego entre os jovens, no ano de 2010, foi de 12,6%; entre os adultos, foi de 4,8%. O relatório da ainda destaca que 24% dos trabalhadores pobres do mundo são jovens.

http://www.adital.com.br/jovem/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=64604

Nenhum comentário:

Postar um comentário