quarta-feira, 28 de novembro de 2012

UFRN inaugura um conjunto de obras na Escola Agrícola de Jundiaí



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte inaugurou na noite desta segunda-feira, 26, cinco obras na Unidade Especializada em Ciências Agrárias - Escola Agrícola de Jundiaí. Foram investidos recursos de mais de R$ 3 milhões, oriundos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC).

As obras inauguradas foram: as unidades dos cursos de graduação em Zootecnia, Engenharia Florestal e Agronomia; laboratórios do curso de Engenharia Florestal; Casa de Vegetação; unidades de extração de produtos apícolas – Casa do Mel; e reforma e ampliação das instalações físicas da Unidade de Ensino Médio.

A solenidade de inauguração na EAJ contou com a presença da reitora Ângela Paiva Cruz; do diretor da Escola, Júlio César Andrade; da deputada federal e membro da Comissão Parlamentar de Educação e Cultura da Câmara Federal, Fátima Bezerra; do diretor do Instituto Metrópole Digital e ex-reitor da UFRN, José Ivonildo do Rêgo; do diretor do SINTEST/RN, José Rebouças; além de pró-reitores, professores, técnicos e alunos.

O diretor da EAJ, Júlio César Andrade, em seu discurso afirmou que “se o fundador da Escola visse o que está ocorrendo hoje, ficaria muito contente”. Ele lembrou que a EAJ cresceu muito nos últimos anos, contando com uma grande estrutura para atender a alunos de todo o estado e com professores qualificados – dos 90 professores, cerca de 70 têm doutorado, informou.

O professor Júlio César destacou ainda que hoje a EAJ é referência nacional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), atuando em diversos municípios, como Natal, Ceará-Mirim, Touros, Macaíba, Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Caicó e Currais Novos.

A reitora Ângela Paiva Cruz afirmou que “é muito bom voltar à Escola Agrícola de Jundiaí para inaugurar novos espaços, que vão beneficiar vários cursos, não apenas da graduação, mas também os cursos técnicos e da pós-graduação”. Essa inauguração é peculiar, frisou a reitora, porque se trata de um conjunto de obras.

Ângela Paiva também fez referência ao crescimento acadêmico da EAJ e afirmou que a Escola poderá crescer ainda mais com o REUNI 2, mas antes disso frisou: “o professor Júlio já apresentou proposta para a criação de um novo curso de graduação”. Ela destacou a participação da Escola Agrícola no PRONATEC, que hoje já abrange 13 municípios.

A deputada Fátima Bezerra considera essas inaugurações “mais uma conquista para a educação do Rio Grande do Norte” e afirmou que a Escola Agrícola é um patrimônio “muito importante para a educação do estado”.

UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário