terça-feira, 10 de setembro de 2013

Segurança em Macaíba?



Não, você não leu errado, de fato o título desta matéria contém uma interrogação.

     Esse símbolo nos transmite vários significados, porém desta vez usei apenas para que o leitor fizesse reflexões. Primeiramente sobre o que é segurança e em segundo lugar se existe segurança em Macaíba. Vou começar falando sobre um agravante que vem destruindo famílias e mais famílias em nossa cidade.

     Nossa cidade, que para os números de nosso estado é considerada de porte médio, contando hoje com mais de 70 mil habitantes, contabilizou até o presente mês quase 70 assassinatos ou seja um assassinato a cada mil habitantes, estes os contabilizados e arquivados pela policia, pois não se sabe quantos outros acontecem e que não viram nem estatísticas. Falo estatísticas Mesmo! Pois não existe investigações para esses assassinatos em nosso município, não se sabe quem está morrendo, quem está matando e o porquê está matando, não há interesse da policia em investigar isso, dando a mesma satisfação de sempre pra sociedade de que o jovem que teve o sangue derramado pelas ruas Macaíbenses ou é usuário de drogas ou tem rixa com outras pessoas da cidade.

      O que acontece na nossa cidade e que se arrasta Brasil a fora é sem dúvidas um genocídio de enorme proporções, estão fazendo uma limpeza étnica e social, não se enganem caros leitores! Se prestarmos atenção e paramos um pouco pra analisar um contexto geral iremos perceber que esses jovens que estão sendo assassinados todos os dias em nosso país, estado e cidade, em sua grande maioria e digo isso sem medo de errar em mais do 85% dos casos se trata de jovens negros, moradores das áreas periféricas e filhos de trabalhadores, por isso talvez não exista o não interesse de investigação e talvez por isso se torna apenas estatísticas (nem sempre isso acontece). o problema é que uma grande parte da sociedade segue e alimenta o senso comum passado por essas pessoas que precisam dar uma satisfação pra sociedade, mas não tem interesse de fazer isso, reafirmando preconceitos de todos os tipos, sendo muito comum ouvir coisas como: "ah era bandido, ladrão? tem que morrer mesmo." ou "morreu porque devia.", dessa forma achando que a melhor forma de resolver as mazelas sociais é tirando a vida de alguém que cometeu um erro, talvez acreditando em outro senso comum, por exemplo: "dessa forma vai servir de exemplo para outros não fazerem o mesmo", porém vimos que isso não funciona, um exemplo pra mostrar isso está bem claro, a sociedade alimenta outras concepções do tipo  "bandido é bandido morto", "só há dois caminhos pra quem entra no mundo do crime! a cadeia ou o cemitério" e vemos que com tudo isso o crime não diminui, pelo contrário, só aumenta! Não dá pra continuar resolvendo um problema com outro problema, mas da pra resolver as causas que geram os problemas, mas isso infelizmente não é prioridade para o sistema em que vivemos.

       Voltando para a realidade de nosso município lembramos que além de um número muito alto de assassinatos existe um número maior ainda de assaltos! Foi-se o tempo em que o povo de nossa terra andava tranquilo pelas ruas da cidade e até mesmo ficava em suas calçadas conversando, festejando, etc. Nós temos medo de fazer simples coisas como essas. Hoje em dia as pessoas se trancam em suas casas, pois tem um de seus direitos mais básicos negados pelo estado (nação, estado e município) que é a segurança pública de qualidade. O pior e mais agravante de tudo é que o medo não toma conta apenas durante a noite, durante o dia também! As pessoas estão sendo assassinadas e assaltadas também durante a luz do dia, ontem mesmo um adolescente de 12 anos morador e estudante de nossa cidade foi assaltado as 10 horas da manhã, uso ele como exemplo, mas ressalto que não é o único caso, existem vários outros todos os dias e em todos os locais do nosso município, não se enganem, não há mais áreas consideradas perigosas aqui, a cidade toda é perigosa e nós que somos negados a esse direito antes falado, acabamos sendo negado a outro maior ainda! O da liberdade.

      Então leitores fica aqui a simples, mas importante crítica e que é necessário de que vocês também a façam, não dá mais pra ficar calados e conformados com o que está acontecendo com o nosso povo, temos que exigir satisfação das autoridades, temos que cobrar de nossos vereadores, pois eles são a nossa voz, eles quem devem cobrar e ir atrás dos anseios da população Macaíbense.

Até quando vamos ficar parados, de braços cruzados, levando porrada, sem fazer nada? Não dá mais pra ficar vendo a justiça da terra falhando e esperança a justiça divina resolver. Já chega Macaíba!

Billy Jean Mangabeira Viturino.
Estudante e Blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário