terça-feira, 26 de novembro de 2013

Veículos do programa Caminho da Escola podem ser utilizados por estudantes universitários

O uso de Ônibus, bicicletas e embarcações do Caminho da Escola, programa do governo federal, foi estendido aos estudantes da zona urbana e educação superior, desde que não haja prejuízo ao atendimento dos alunos residentes na zona rural e matriculados nas escolas das redes públicas de ensino básico. Esse é um dos critérios de uso estabelecidos na resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicada na última quinta-feira, 21, no Diário Oficial da União.

De acordo com o deputado Fernando Mineiro (PT), como não existia definição, os veículos, mesmo sem demandas em determinados períodos, ficavam parados em muitas cidades e não podiam ser usados para transportar estudantes universitários. “Em outros casos, onde os veículos eram utilizados, havia polêmica por ser considerado como uso irregular. Com essa portaria, a situação se resolve”, explicou.

Os veículos adquiridos pelo programa devem ser utilizados exclusivamente no transporte de estudantes das redes públicas de ensino básico e instituições de educação superior no trajeto das atividades educacionais — ir e voltar da escola e acesso a atividades externas pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano da unidade de ensino.

A manutenção de ônibus e embarcações, segundo a resolução, é de responsabilidade exclusiva do estado ou da prefeitura detentor da posse do veículo. O transporte dos alunos deve ser gratuito. No caso da bicicleta escolar e dos equipamentos de segurança que a acompanham, tal como o capacete, a manutenção pode ser compartilhada com estudantes e pais.

Dados da Secretaria Executiva do Ministério da Educação mostram a evolução do programa Caminho da Escola na aquisição de veículos. No período de 2008 a 2013, prefeituras e governos estaduais e do Distrito Federal adquiriram 32.944 ônibus do programa e, entre 2011 a 2013, adquiriram ou receberam, em doação do governo federal, 172.061 bicicletas. De 2010 a 2012, em regiões do país nas quais predomina o transporte por via fluvial, o programa doou 674 lanchas.

PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA
O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do dep. Fernando Mineiro com informações do FNDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário